domingo, 27 de abril de 2014

AEE2014 – MS Campo Grande
Cursista: Rosangela Aquino Ramires
Surdocegueira e Deficiência Múltipla

Tanto a Surdocegueira quanto a Deficiência Múltipla apresentam na pessoa uma dificuldade de se comunicar.(Rowland e Schweiger – 2013).
Considera-se uma criança com múltipla deficiência sensorial aquela que apresenta deficiência visual e auditiva associadas a outras condições de comportamento e comprometimentos, sejam elas na área física, intelectual ou emocional e dificuldades de aprendizagem. Quase sempre, os canais da visão e audição não são os únicos afetados, mas também outros sistemas, como o sistema tátil, equilíbrio e outros, (Perreault, 2002).
Já a criança surdocega não é uma criança surda que não pode ver e nem um cego que não pode ouvir. Não se trata de simples somatória de surdez e cegueira, nem é só um problema de comunicação e percepção, ainda que englobe todos esses fatores e alguns mais. (Mchnnes & Treffy, 1991). Quando a visão e audição estão gravemente comprometidas, os problemas relacionados à aprendizagem dos comportamentos socialmente aceitos e a adaptação ao meio se multiplicam. A falta dessas percepções limita a criança surdocega na antecipação do que vai ocorrer a sua volta.
Vale ressaltar o que Vigotsky (1995) e Salomon (2002) concluíram que é necessário que os estímulos proporcionados sejam apropriados á singularidade de cada criança. Telford &Sawrey (1976), destacam a importância de despertar na criança, por meio de outros canais sensoriais o desejo de aprender.

Referências:
portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/surdosegueira.2006.Dificuldades de Comunicação e Sinalização – Surdocegueira/Múltipla Deficiência Sensorial.

ROWLAND Charity e SCHEWEIGERT Philip – Soluções Tangíveis  para Indivíduos com Deficiência Múltipla e ou com Surdocegueira. Apostila Inmimeo. Tradução Acess. Revisão : Sirley R. Maia- 2013.

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